Responsabilidade Social

Sendo uma organização vocacionada para os cuidados a pessoas, a 5sensi, tem implementado uma política de responsabilidade social, para ir de encontro das necessidades dos utentes e familiares que usufruem das valências que temos disponíveis.

“A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interacção com todas as partes interessadas. Trata-se de um modo de contribuir para a sociedade de forma positiva e de gerir os impactos sociais e ambientais da organização como forma de assegurar e aumentar competitividade.

Quando se fala de RSE fala-se, normalmente, da reciclagem do lixo doméstico e industrial, da reciclagem de toners, plásticos e papel, mas também do respeito pelas pessoas com quem se convive diariamente e ainda do apoio que se presta à sociedade.

Uma organização socialmente responsável tem em consideração, nas decisões que toma, a comunidade onde se insere e o ambiente onde opera. Há quem defenda que as organizações, como motor de desenvolvimento económico, tecnológico e humano, só se realizam plenamente quando consideram na sua actividade o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a protecção do ambiente, o combate à corrupção, o cumprimento das normas sociais e o respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade em que se inserem” (Portal da Empresa).

Assim, enquanto organização com responsabilidade social, a 5sensi, tem ao dispor dos utentes e familiares os seguintes serviços:
1. Entrega da colheita de espécimem efectuado na Unidade no serviço de Hemoterapia do Hospital de Barcelos.
- Todos os utentes internados na Unidade, que necessitem de fazer controlo de sangue, não necessitam deslocar-se de ambulância para a colheita de sangue. É efectuada articulação com o serviço de Hemoterapia do Hospital de Barcelos, o sangue é colhido na Unidade e entregue por um técnico no mesmo serviço.

2. Entrega de requerimentos nos serviços da Segurança Social, pelo serviço social da Unidade.
- O serviço social da Unidade presta apoio no preenchimento dos formulários de requerimento de prestações/benefícios sociais e após reunião de todos os documentos necessários entrega nos serviços da Segurança Social.

3. Serviço de transporte gratuito da Unidade para a estação de comboios de Barroselas e vice-versa.
- Atendendo à localização da nossa Unidade, transportes públicos e dificuldades sentidas pelos familiares e amigos na deslocação para a nossa Unidade, criou-se um serviço de transporte gratuito, para facilitar as visitas aos utentes internados na nossa Unidade. O serviço funciona, numa primeira fase, apenas em dias úteis, nos seguintes horários:
Estação CP Barroselas/Unidade: 14h45
Unidade/Estação CP Barroselas: 17h45