Unidade de Cuidados Continuados Integrados

Unidade de Cuidados Continuados Integrados

Localizada numa zona sossegada do concelho de Barcelos, a Unidade 5Sensi é uma estrutura que visa promover o bem-estar, conforto e qualidade de vida dos utentes.

Como chegar:
De transporte próprio

De transportes públicos (autocarro e comboio)

Os familiares e amigos dos utentes internados têm ao dispor um Serviço de Transporte Gratuito da Unidade para a estação de comboios de Barroselas e da estação de comboios de Barroselas para a Unidade.

Estação CP Barroselas/Unidade: 14h45
Unidade/Estação CP Barroselas: 17h45

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados 5sensi (à frente designada por Unidade 5sensi) está inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). A RNCCI foi criada pelo Decreto-lei n.º 101/2006, de 6 de Junho, no âmbito dos Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social.

A prestação de cuidados continuados é assegurada por Unidades de Internamento (como a nossa Unidade), Unidades de Ambulatório, Equipas Hospitalares e Equipas Domiciliárias.
São várias as tipologias das unidades de internamento, nomeadamente, Unidade de Convalescença, Unidade de Média Duração e Reabilitação, Unidade de Longa Duração e Manutenção e Unidade de Cuidados Paliativos. Cada uma destas tipologias tem características próprias que as distinguem.

A Unidade 5sensi é uma Unidade de Longa Duração e Manutenção, podendo assumir carácter temporário ou permanente e está vocacionada para a prestação de apoio social e cuidados de saúde de manutenção, dirigidos a pessoas com doenças crónicas, com diferentes níveis de dependência e que não tenham condições para serem cuidadas no domicílio.
A Unidade tem como finalidade garantir cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, promovendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 dias consecutivos. Este período é inferior (90 dias por ano, geralmente divididos em 3 períodos de 30 dias cada) no caso de admissão de utentes, cujo objectivo do internamento é de descanso do cuidador.

COMO ACEDER:
Se a pessoa se encontrar internada num Hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS), contactar o serviço onde está internado ou a Equipa de Gestão de Altas (EGA) desse Hospital.
Caso esteja no domicílio, lar ou outra situação, contactar o Centro de Saúde, através do médico de família, enfermeiro ou assistente social.

Cuidados médicos e de enfermagem
Cuidados de apoio psicossocial
Cuidados de fisioterapia
Cuidados de terapia ocupacional e da fala (mediante prescrição da fisiatra)
Cuidados de animação sócio-cultural
Cuidados de higiene, conforto e alimentação
Serviço de cabeleireira, que requer marcação prévia
Serviço de lavandaria gratuito, para o tratamento da roupa dos utentes
Assistência espiritual

Equipa Multidisciplinar
Médicos (incluindo fisiatra)
Enfermeiros
Assistentes Sociais
Educadoras Sociais (animação sócio-cultural)
Fisioterapeutas
Psicóloga
Terapeuta da Fala
Terapeuta Ocupacional
Auxiliares de Acção Médica
Nutricionista
Administrativa
Recepcionistas

O que deve trazer
Fotocópia dos documentos de identificação do utente e do cuidador informal e/ou representante

Objectos de uso pessoal do(a) utente (conforme grau de dependência) – pijama ou camisa de dormir (o mais confortável possível e preferencialmente de algodão), roupão, chinelos, roupa interior, roupa confortável para vestir durante o dia, fato de treino e sapatilhas para a fisioterapia

Não deve trazer
Objectos de valor, dinheiro, televisão, entre outros, pois a Unidade não se responsabiliza pelo desaparecimento ou deterioração de bens considerados de valor ou bens pessoais dos utentes.

VISITAS:
Horários:
Geraldas 15h às 20h;
Para o cuidador informaldas 9h às 20h.

N.º de visitas por utente: 3 pessoas, o cuidador e mais duas pessoas (visitas realizadas por crianças com idade inferior a 10 anos acompanhadas por um adulto e por um curto período de tempo. Pede-se que evitem trazer brinquedos para a visita).


Algumas recomendações

Ao entrar e sair do quarto, desinfecte as mãos (com o dispositivo de desinfecção das mãos que se encontra à entrada dos quartos), para sua segurança e dos utentes;

Anunciar sempre a sua entrada e saída da Unidade, na recepção;

Sair do quarto sempre que tal seja solicitado pela equipa, aguardando no corredor;

Durante a visita respeitar a privacidade dos outros utentes e respectivos acompanhantes e os horários, regras de funcionamento da Unidade e as orientações dos profissionais;

Não dar qualquer tipo de alimento ou bebida ao(à) utente, sem autorização do Enfermeiro Responsável;

Caso queira mobilizar o(a) utente ou mudar a posição da cama deve solicitar sempre a autorização da equipa de enfermagem;

Se o utente estiver num quarto com acesso condicionado, antes de entrar no quarto deve falar com os enfermeiros de serviço. Dependendo da situação clínica do utente, poderá ser necessário calçar luvas, vestir bata ou colocar máscara. O acesso condicionado não deve ser motivo de preocupação, se todas as orientações dadas pela equipa de enfermagem forem cumpridas.

Localizada numa zona sossegada do concelho de Barcelos, a Unidade 5Sensi é uma estrutura que visa promover o bem-estar, conforto e qualidade de vida dos utentes.

Como chegar:
De transporte próprio

De transportes públicos (autocarro e comboio)

Os familiares e amigos dos utentes internados têm ao dispor um Serviço de Transporte Gratuito da Unidade para a estação de comboios de Barroselas e da estação de comboios de Barroselas para a Unidade.

Estação CP Barroselas/Unidade: 14h45
Unidade/Estação CP Barroselas: 17h45


Contactos:

Rua do Regedor, n.º 140
4905-152 Tregosa

Tlf. 258 775 364
Tlm. 910 598 641
Fax. 258 775 365
E-mail: ucci@5sensi.pt

GPS
N. 41º 38' 3"
W. 8º 42' 12"