VOLUNTARIADO

Actuar com as pessoas, famílias e comunidade é estabelecer uma relação de reciprocidade de dar e receber que exige direitos e impõe deveres.


O programa de voluntariado Ser voluntário é ser +surgiu da necessidade de estruturar e definir os termos em que o trabalho voluntário é desenvolvido na 5sensi, uma vez que algumas pessoas, que contactaram a mesma, demonstraram interesse em desenvolver trabalho voluntário.
Pretende ser um programa que contribua para que todos quantos pretendam desenvolver trabalho voluntário na 5sensi, assegurem o bem-estar, segurança e privacidade dos utentes.

 

DEFINIÇÕES

Voluntariado - conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas (de acordo com o art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro).

ESTÁ ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações.
TRADUZ-SE num conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, expressando o trabalho voluntário.
DESENVOLVE-SE através de projectos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.
CORRESPONDE a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

para inscrever-se no programa "Ser Voluntário é Ser +"

Contactar através do telefone, e-mail ou pessoalmente nas instalações. Pode também fazê-lo através do item Recrutamento, preenchendo a ficha disponível.